Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Publicidade
Inscrições para o "Festival Movimento Cidade" vão até 30 de abril
Podem ser inscritos trabalhos de animação, documentário, videoarte, ficção, experimental, entre outros gêneros.
Por Administrador
Publicado em 29/04/2025 12:57 • Atualizado 29/04/2025 12:58
Cultura
Foto: Divulgação/Festival Movimento Cidade

Segundo o diretor geral do Movimento Cidade, Léo Alves, a mostra audiovisual adota critérios afirmativos para valorização da diversidade e inclusão.

O "Festival Movimento Cidade" abre as inscrições para mostra audiovisual de 2025, onde os vencedores receberão prêmio em dinheiro. . As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de abril no link, abaixo.

O audiovisual faz parte do DNA do Movimento Cidade, maior festival de artes integradas do Espírito Santo, que chegará a sua sétima edição nos dias 15 e 16 de agosto. Por isso, antes mesmo do local e das atrações musicais serem reveladas, o Festival já confirmou a realização de mais uma Mostra Audiovisual em sua programação. Os filmes serão exibidos num mega telão a céu aberto - o maior utilizado para este fim em eventos do Espírito Santo - entre os shows do Festival MC e os vencedores das categorias formadas pela curadoria vão ganhar R$ 1.500 em premiação. 

A ideia

Com o tema "Cinética: memórias do movimento", a mostra propõe uma reflexão sobre deslocamentos, gestos, transformações, ancestralidade, cultura popular e territórios em constante construção. A ideia é incentivar narrativas que expressem memórias em trânsito e relações em movimento, reconhecendo o audiovisual como uma potente ferramenta de criação de imaginários, memória e afeto.

Podem ser inscritos vídeos com duração entre 1 e 15 minutos, com formato horizontal e resolução mínima Full HD (1080p). São aceitas obras nos gêneros documentário, ficção, videoarte, animação, entre outros formatos e estilos. A curadoria irá selecionar até 25 obras, com base em critérios estéticos, técnicos e narrativos. Cada proponente pode inscrever até duas obras, desde que tenha mais de 18 anos e esteja disponível para comparecer ao Festival MC ou enviar representante.

Critérios

Segundo o diretor geral do Movimento Cidade, Léo Alves, a mostra audiovisual adota critérios afirmativos para valorização da diversidade e inclusão.

“A mostra audiovisual do Festival Movimento Cidade adota ainda critérios afirmativos para valorização da diversidade e inclusão de diferentes olhares e experiências. A autodeclaração como pessoa negra, indígena, LGBTQIAPN+, com deficiência, moradora de periferia ou de cidades do interior do Espírito Santo, entre outros marcadores sociais, será considerada na seleção e pontuação dos trabalhos.”

O Festival é realizado pela Movimento Cidade Projetos Criativos, em parceria com a Triz Comunicação e Cultura e o Instituto Movimento Cidade. A organização divulgará em muito breve o formato de 2025, bem como local, atrações musicais, oficinas formativas, ativações culturais e outros detalhes. (Por Lucas Valadão/AsImp)

Inscrições:
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de abril no LINK

 

Leia também:

Músicos capixabas celebram o "Dia Internacional do Jazz" na terça (29)
Show de Lady Gaga em Copacabana reunirá 1,6 milhão de pessoas
Festa no "Conventinho da Penha", em Carolina, será segunda (28)
Alfredo Chaves amplia rampa de voo livre para eventos nacionais
Banda Casaca será atração no Carnaval de Congo de Roda D’Água
Vila Velha, Serra e Cariacica terão imagem de Nossa Senhora da Penha

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!