Nos últimos 20 anos, as bibliotecas passaram por uma revolução digital, ampliando suas fronteiras físicas e chegando a novas formas de acesso, como as bibliotecas digitais, que possibilitam a leitura e o aprendizado a partir de qualquer lugar.
No Dia Nacional da Biblioteca, celebrado nesta quarta-feira (09), destacamos a importância das bibliotecas como pilares essenciais para a democratização do conhecimento e o fortalecimento da educação no Brasil. Nos últimos 20 anos, as bibliotecas passaram por uma revolução digital, ampliando suas fronteiras físicas e chegando a novas formas de acesso, como as bibliotecas digitais, que possibilitam a leitura e o aprendizado a partir de qualquer lugar.
A celebração da data oferece uma oportunidade para refletirmos sobre a transformação desse setor fundamental, que acompanha o crescimento educacional do país e responde às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada. As bibliotecas, tanto físicas quanto digitais, são a chave para o acesso à educação de qualidade, um dos maiores desafios do Brasil.
Acesso virtual
Nos últimos anos, as bibliotecas não se limitam mais às estantes de livros, mas começaram a se expandir para o ambiente virtual. Plataformas como a Minha Biblioteca desempenham papel fundamental nesse processo, oferecendo mais de 15 mil títulos digitais, acessíveis via web ou aplicativo. Com mais de 13 anos de atuação e mais de 50 editoras parceiras, a plataforma democratiza o acesso a livros e materiais acadêmicos, tanto para leitores individuais quanto para instituições de ensino e órgãos públicos.
Um levantamento da empresa mostrou que a qualidade de estudo aumentou de 2023 para 2024. O resultado considera a comparação do uso dos recursos da plataforma, como realces para destacar trechos do livro e anotações. A ferramenta que mais se destacou foi a de anotações, que cresceu 18% no período. Já a “highlights” obteve um aumento de 13% e “bookmarks” de 8%, o que revela que além de ler, os estudantes buscam fixar o conteúdo aprendido.
Digitalização
Para o diretor Comercial da Minha Biblioteca, Erik Adami, a digitalização dos livros e a criação de plataformas como a nossa trouxeram um novo panorama para as bibliotecas brasileiras, permitindo que milhões de pessoas tenham acesso ao conhecimento de forma prática e acessível, onde quer que estejam.
“O Dia Nacional da Biblioteca é uma data para celebrar não apenas a importância histórica das bibliotecas, mas também o papel fundamental que elas desempenham na construção de uma sociedade mais justa e produtiva”.
Adami afirmou ainda que a revolução digital tem quebrado barreiras geográficas e sociais, onde milhões de leitores ao redor do mundo, tenham acesso a livros e materiais de qualidade com apenas alguns cliques
“A revolução digital tem quebrado barreiras geográficas e sociais, permitindo que milhões de brasileiros, e leitores ao redor do mundo, tenham acesso a livros e materiais de qualidade com apenas alguns cliques. Estamos vivendo um momento de transformação no cenário educacional, e a Minha Biblioteca tem orgulho de fazer parte dessa jornada, democratizando o acesso ao conhecimento e ajudando a multiplicar as oportunidades de aprendizado para todos."
Além do papel importante para a formação de leitores e estímulo à leitura, streamings de livros - como também são chamados os acervos virtuais - contribuem com o bolso dos estudantes. Ao oferecer títulos digitais, as universidades conseguem aliviar o custo de aquisição dos livros físicos e também oferecer as versões mais atualizadas dos conteúdos aos alunos”, finaliza o executivo. (Por Nelson Rocha/AsImp)
Leia também:
> Show vai relembrar grandes sucessos do cantor Seu Jorge
> Dia Mundial da Atividade Física com esporte e bem-estar, na Serra
> Festa da Penha terá “Bênção para os Casais” na segunda (21)
> Capixaba Henrique Krüger ingressa na Fórmula Delta
> Vitória abre turmas em cursos de capacitação para Páscoa
> Cinema brasileiro faz história com o filme "Ainda Estou Aqui"
> Acacci celebra 37 anos com jantar beneficente "Noite Esperança"