"Fábio Carvalho encerra turnê no Nordeste com apresentações como o seu show Afro Congo Beat, oficina e exibição de documentário."
O músico e pesquisador capixaba Fábio Carvalho levou seu show Afro Congo Beat ao palco do XVI Encontro Mestres do Mundo, na última sexta-feira (6), no Centro Cultural do Cariri, em Crato, no Ceará. O evento, que reúne mestres de cultura de diversas partes do mundo, será palco para a celebração das matrizes afro-brasileiras e afro-diaspóricas. A apresentação de Fábio é realizada em parceria com o Banco do Nordeste Cultural.
No espetáculo, Fábio Carvalho conectou as sonoridades ancestrais das matrizes africanas e afro-capixabas, compondo um aquilombamento musical que celebra a arte e a resistência da diáspora africana. Ritmos tradicionais como Ticumbi, Reis de Boi, Jongo e Congo Capixaba são ressignificados em um formato contemporâneo e envolvente, o que proporcionou uma experiência rica e vibrante para o público.
Além da apresentação do show, Fábio também realizou Oficina de ritmos Afros-Capixabas Congo e exibiu o filme documentário “O Congueiro do Santo Preto”, na Vila da Música, também em Crato.
Para o músico, participar do Encontro Mestres do Mundo foi uma oportunidade única de troca e aprendizado. "Esse evento é muito importante para a cultura do Brasil. É um prazer enorme apresentar minha música e dialogar com mestres de diversas partes do mundo, celebrando juntos a riqueza das tradições culturais", destaca Fábio.
O show no Ceará marca mais uma etapa da turnê de Fábio Carvalho pelo Nordeste, que começou no final de novembro e já passou por Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Sousa, na Paraíba. A jornada reafirma o compromisso do músico com a difusão e valorização das manifestações culturais afro-brasileiras em diferentes regiões do país.
O XVI Encontro Mestres do Mundo visa ser um momento especial de conexão entre culturas, e a participação de Fábio Carvalho com seu Afro Congo Beat evidencia a força da cultura capixaba no cenário nacional e internacional. (Por Luiza Medina/AsImp) - (Foto: Diego Scarparo/Divulgação)